O campeão olímpico de judô Thiago Camilo esteve em Londrina dias atrás. Está trazendo seu projeto de judô para o Colégio Navegantes. O objetivo é difundir o esporte e a educação com respeito, ordem, disciplina e companheirismo. Entre os que estão na foto, Nelson Tsukahara, apoiador do colégio, a diretora Alessandra Perez, o mestre (sensei) judoca Thiago Camilo e o gestor do Navegantes, João Pignataro.

Sobre o comércio de cobre as perguntas de Sonia Nakanishi

Sonia Yurika Fujita Nakanishi, leitora assídua da Folha de Londrina, envia comentário a respeito da “pergunta” sobre o comércio de cobre. Ela diz : “Fiquei muito curiosa também sobre o destino desse material que é furtado com frequência aqui em Londrina. Se tem o furto, tem alguém comprando. Seria possível uma lei que proíba o comércio de cobre, de bronze (furtados de túmulos) e similares? Nossos ‘representantes’ discutem a proibição de fogos de artifício, de cigarro eletrônico, de armas de brinquedo. Quem se beneficia com o comércio de metais? Quem utiliza esses materiais? Escolas, postos de saúde e comércios são prejudicados constantemente com esses tipos de furtos e pouco se vê por parte da segurança e de políticas públicas para um resultado realmente efetivo. Triste não?! Pergunta que não quer calar!”

ESTÃO COMEMORADO ANIVERSÁRIO HOJE

O empresário Romeu Demattê Junior, Leonice Camarani El Kadri, Sidney Franchello, Patrícia de Aguiar Ribeiro, Tania Franchello, Márcio Camarani, Maria Eugenia de Mattos Rocha, Geraldo Abdias Ferreira, Nelson Proença de Mello, Sebastião Silveira Neto e Luciana Guimarães.

Posse da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio de Londrina

Solenidade muito prestigiada marcou a posse da nova diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio de Londrina. Foi no dia 7 de março, no auditório do Sincoval. Tomaram posse a nova presidente Mônica Pires, Dilvana Cristina da Silva Torregiani, diretora de responsabilidade social, ambiental, cultural e de sustentabilidade, Ana Maria Munhoz e Rosimeire Tini Oliveira, diretoras de comércio, serviços e turismo, Sandra Bezerra, diretora de capacitação e desenvolvimento da gestão empresarial, Julia Lieko Sato Ribeiro e Sandra Akemi Nishikawa Bornia, diretoras de marketing e eventos, Andressa Fernanda do Nascimento, diretora administrativa e financeira e Maria Aparecida Marçal , vice-presidente.

Cláudia Colpi, coordenadora do CMEG Paraná,  o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, representando o presidente da Fecomércio, Darci Piana, e a nova presidente da Câmara, Mônica Pires
Cláudia Colpi, coordenadora do CMEG Paraná, o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, representando o presidente da Fecomércio, Darci Piana, e a nova presidente da Câmara, Mônica Pires | Foto: Divulgação
A nova diretoria empossada com a coordenadora estadual da Câmara da Mulher do Paraná, Cláudia Colpi
A nova diretoria empossada com a coordenadora estadual da Câmara da Mulher do Paraná, Cláudia Colpi | Foto: Divulgação

Os novos cursos de Direito estão suspensos pelo CNE

Decisão que acaba de ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação: estão suspensos, por tempo indeterminado, todos os projetos para criação dos novos cursos de Direito, mesmo em centros de educação superior já existentes. Segundo se fala em Brasília, junto ao Ministério da Educação, há quase 100 pedidos de faculdades de Direito solicitados, entre presenciais e até pedidos de Direito via EaD, que a OAB jamais aprovaria. Mas o futuro reserva surpresas e daqui há algum tempo, pode ser que “pinte no pedaço, devidamente aprovado....” Um grande amigo, advogado, conhecedor profundo das ações humanas, me disse o seguinte: pode tomar nota, é questão de tempo. Não vão conseguir segurar por muito tempo os cursos de direito fora do EaD! Já ouvi, que há brasileiro matriculado em EaD de Direito na Universidade Aberta de Buenos Aires!

Milanez e Amador Aguiar

O saudoso diretor-criador da FOLHA diária, João Milanez, que me contou que veio a Londrina “para comprar uma grande serraria” e que qualquer dia voltou ao bem-humorado assunto, que teve a participação do barbeiro Baiano, do salão que havia no antigo Hotel São Jorge, onde o Milanez fazia a barba todos os dias. E mandava caprichar no bigode.

Um dia cruzou ele, no elevador, com Amador Aguiar, o banqueiro fundador do Bradesco, que foi fundado no interior paulista, e sem conhecer o famoso homem de banco, o convidou para fazer a barba e depois tomar café. Amador riu muito e topou. Dali nasceu uma grande amizade entre os dois. Qualquer notícia de economia, de dinheiro, de mercado de café, de dólar enfim, Milanez ligava para Amador Aguiar perguntar o que ele achava. Depois consultava um diretor do jornal O Estado de São Paulo. Era nos dois que acreditava. Outro diretor de banco que ficou muito amigo de João Milanez foi o coronel Peracchi Barcelos, gaúcho, hoje nome de rua em Porto Alegre, que era o superintendente geral do Banco do Brasil para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Peracchi vinha a Floripa e a Londrina. Aqui, ligava para o Milanez para tomar café com ele. E me levava para tomar nota das novidades.

Qualquer dia conto o resto. Me lembrei de elogios que recebi. Guardei-os para meus arquivos íntimos.

***

AINDA sobre Amador Aguiar: ele jamais quis aparecer em anúncio, falando de seu próprio Bradesco. O publicitário Washington Olivetto bem que tentou, mas foi a única coisa que não conseguiu, contou em seu livro.

***

JÁ QUE ABORDAMOS o assunto bancos: o refrão mais popular até hoje foi o de publicitário paranaense (esqueci o nome dele) que bolou a cantiga “O tempo passa, o tempo voa, e a poupança do Bamerindus continua numa boa...”

***

Estava na boca do engraxate ao empresário, da dona de casa ao padre da Igreja Matriz, do comerciante ao tintureiro. E a gravação com o Três do Rio (um trio musical carioca) ficou excelente.

Exposição na Assembleia Legislativa

Imagem ilustrativa da imagem Campeão Olímpico em Londrina
| Foto: Divulgação

O artista plástico David Wang e sua esposa Márcia (foto), em turnê por Curitiba. Ele está expondo pinturas na Assembleia Legislativa do Paraná. A exposição foi prestigiada por figuras ilustres do mundo político e empresarial da cidade. O prefeito Rafael Greca é um dos admiradores de David Wang, que nasceu na China, mas desde a infância mora em Londrina, sua cidade natal por adoção. “O artista eleva o Paraná e o Brasil no mundo das artes nacional e internacional. Suas obras são belíssimas e de uma perfeição técnica invejável”, disse o advogado Nivaldo Migliozzi, que visitou a exposição e jantou com o casal no restaurante Campania.

Parceria com Assaí

Imagem ilustrativa da imagem Campeão Olímpico em Londrina
| Foto: Divulgação

Destaque como único município do Norte do Paraná entre as 21 cidades mais inteligentes do mundo, pelo ranking da organização canadense Fórum de Comunidades Inteligentes, Assaí escolheu a UniFil para parceria na formação superior de jovens em tecnologia da informação e inovação. O reitor Eleazar Ferreira e o prefeito Tuti Bomtempo assinaram acordo de cooperação visando a entrada do primeiro grupo de alunos. “É uma honra contribuir na missão de qualificar os estudantes de Assaí e prepará-los bem para o mercado de TI. Estamos abertos para convênios com outros municípios”, disse o reitor, ao lado do coordenador de cursos de Computação Sergio Tanaka e do prefeito (foto). “Queremos trazer os melhores para a UniFil”, afirmou Tuti Bomtempo.

Jorge Guirado aniversaria e conta as boas novidades cascavelenses

Imagem ilustrativa da imagem Campeão Olímpico em Londrina
| Foto: Divulgação

O empresário e expert em Televisão Jorge Guirado enviando notícias para a Coluna. Ele disse que é grande a expectativa pela posse do maringaense Ênio Verri na direção geral de Itaipu. “É importantíssima para o Oeste do Paraná especialmente”, enfatiza Guirado.

Também informa que estão fazendo a duplicação da estrada das cataratas, a duplicação do trevo em Cascavel até a Ferroeste e já está praticamente concluída a nova ponte da integração Brasil /Paraguai. Outra boa notícia: seguem em ritmo acelerado as obras do Shopping Catuaí, agora 100% do empresário Alfredo Khoury. “A construção, que foi bastante dificultada por interesses estranhos, agora que foi retomada pelo Alfredo deve ser concluída e atender a grande expectativa dos cascavelenses”, conta. Na foto, durante a comemoração do aniversário dos seus 65 anos, no dia 28 de fevereiro, o aniversariante Jorge Guirado com os filhos Jorge Luiz e Benjamin Jorge

Desembargador vendedor de sentenças será aposentado!

REALIDADE brasileira atual: somos um país que está doente, cujo povo vive pendurado em contas para pagar, e que sofre o medo de sair às ruas, pois o Brasil parece ser mesmo o paraíso dos assaltantes, dos bandidos de toda espécie! Medo de perder a vida, por causa de um celular! Medo de ser morto no trânsito maluco que temos! Até mesmo com o Judiciário, onde desembargador acaba de ser preso, por vender sentença favorável a quadrilha de traficantes, deixa a população atônita! O pior: esse juiz, agora desembargador, de Brasília, acaba sendo julgado e será aposentado, com direito a receber salários integrais! Quer dizer: acabará sendo premiado, pelo crime que praticou e ficará numa boa, em alguma praia do imenso litoral brasileiro.... Até quando essa “imoralidade” continuará favorecendo uma categoria que deveria dar o melhor exemplo ao país. Há juízes e desembargadores que não merecem ser chamados de “colegas de profissão” por bandidos que abusam da toga que usam

O CANTOR Thiaguinho, nascido em Presidente Prudente (SP), onde começou a carreira, está bilionário. É o que disse um ex-empresário de artistas, que conhece o sambista, que já veio várias vezes a fazer shows aqui e na região.

****

MENOS GRÁVIDAS: as espanholas são as europeias que menos grávidas ficaram nos últimos cinco anos. Em segundo lugar a Itália, em terceiro a Alemanha, em quarto Reino Unidos e em quinto, a França.

***

O técnico alemão Joachin Low, que ganhou da seleção do Brasil por 7 a 1, na Copa do Mundo de 2018, disse que aceitaria ser treinador da equipe brasileira para o próximo mundial nos EUA, México e Canadá.

Consumidores de remédios

Não há brasileiro que não seja consumidor de remédios. Até o bebê que vai nascer, ainda na barrida da mãe, já faz parte desse time de humanos que não vivem sem medicamentos. Que estão cada vez mais caros e neste mês do consumidor, a Anvisa já avisou: liberou aumento nos preços a partir de 1º de abril. E não é mentira! Preparam o seu bolso!

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1